Sabores do Pará e do Espírito Santo se encontram nas criações da Chef Milena Cassini

Chef Milena Cassini

Milena Cassini, chef de cozinha com raízes paraenses e capixabas, formada pela renomada escola Le Cordon Bleu em São Paulo, vem conquistando paladares com sua culinária autêntica e inovadora. À frente do buffet Milena Cassini Gastronomia há quase seis anos e do recém-inaugurado Dom Pedro restaurante em Ananindeua, Milena compartilha sua paixão pela gastronomia e sua busca por valorizar os ingredientes regionais. “Trabalho com as duas funções, buffet e restaurante, produzindo pratos que refletem minha identidade e cultura”, afirma Milena. Nascida no Pará e com família capixaba, a chef busca inspiração em ambas as culinárias para criar pratos únicos, saborosos e, principalmente, uma culinária afetiva. 

Milena destaca a riqueza dos ingredientes paraenses, como o filhote, peixe nobre da região, a pupunha, fruta versátil e saborosa e a chicória, hortaliça regional que é muito utilizada em seus preparos.  Entre os pratos que fazem sucesso, o filhote com purê de banana da terra é um dos mais pedidos. “O filhote é um dos nossos carros-chefes, um peixe maravilhoso”, conta a chef. Ela também revela a criação de um novo prato, ainda sem nome, que promete ser um sucesso: filhote com purê e geleia de pupunha, finalizado com manteiga de chicória. “É um prato bem regional, com uma explosão de sabores sensacional”, descreve Milena, que planeja lançar a novidade em breve, com um vídeo especial e uma possível conexão com a COP30.

A Influência da Culinária Capixaba e a Busca por Novas Experiências

A culinária capixaba também marca presença nos pratos de Milena, com destaque para a moqueca capixaba e a galinha caipira com polenta. “A polenta é um prato muito capixaba, e a moqueca é muito conhecida”, ressalta a chef. Milena destaca que sua forma de cozinhar, com temperos e técnicas próprias, também influencia o resultado final dos pratos, além disso ela tem uma equipe dedicada e busca constante conhecimento. Para dar vida as suas criações, a chef de cozinha possui uma equipe de 14 pessoas no restaurante e três no buffet, além de profissionais contratados para eventos específicos. “Faço questão de estar presente na cozinha, cozinhando junto com eles”, revela a chef.

A Expectativa para a COP30 e o Desafio dos Insumos

Com a proximidade da COP30, Milena se prepara para um grande movimento em sua cidade. “A expectativa é grande para receber pessoas de outros países e mostrar nossa culinária”, afirma a chef. No entanto, ela também se preocupa com o aumento dos preços dos insumos, que podem impactar o valor final dos pratos. “Vamos começar a estocar alguns produtos para evitar surpresas”, revela. 

A chef é apaixonada pela profissão e diz que a gastronomia vai além do paladar, inclui a estética do prato, a qualidade dos ingredientes e a apresentação impecável, todos esses elementos são essenciais para uma experiência gastronômica completa. A escolha das louças, o cuidado com a apresentação e o investimento em cada detalhe são também marcas registradas de seu trabalho também.

Texto: Giovane Silva

Compartilhe

Recentes

plugins premium WordPress