A culinária paraense tem ganhado cada vez mais visibilidade e reconhecimento no Brasil e no exterior. Em 2020, por exemplo, a cidade de Belém recebeu a renovação do título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). E com a preparação para a COP 30, maior conferência climática do mundo para o ano de 2025, a gastronomia do Pará ganhará mais evidência. E entre tantos negócios presentes na capital, existe um deles que se destaca pela facilidade de entrega e comodidade no serviço, é o empreendimento de Adriana Moura, que trabalha com serviço de Buffet Home Service.
O Buffet Home Service é um serviço que prepara e serve comida em local escolhido pelo cliente, como casa ou empresa. No caso da empresária Adriana Moura, ela costuma cobrir eventos como festas e formaturas, mas atende, principalmente, em residência para grupos de até 100 pessoas. “ah, tu queres fazer um jantar na tua casa e tu não sabes cozinhar, ou tu não tens tempo para fazer as refeições, aí eu preparo tudo e entrego”, afirmou a empresária que está no ramo há cinco anos.
Segundo Adriana Moura, a vocação para cozinhar nasceu no ambiente familiar. “Então, na minha casa, nós tínhamos que aprender todas as vocações. Minha mãe colocou a gente para fazer bordado, pintura…E uma dessas ‘escolas’ foi a culinária e lá cada filha desenvolveu um dom e eu gostei dessa parte da comida. Então, quando eu me vi no comércio e não estava satisfeita com a situação, resolvi fazer alguma coisa que eu gosto e decidi investir na culinária”, contou a cozinheira.
A empresária também contou que começou a cozinhar para os amigos e eles foram os principais incentivadores. “Você tem que fazer disso uma profissão”, diziam eles para a Adriana. Hoje, ela faz vários cursos de qualificação profissional e opera com uma equipe que varia de acordo com a necessidade de demanda, ou seja, um jantar para mais pessoas, requer uma equipe de trabalho maior.
Natal
As datas festivas são as que mais dão movimento. No Natal, por exemplo, a empresária chega a atender mais de 100 famílias. Para este ano, ela desenvolveu um um cardápio personalizado: Filé ao molho de Vinho Tinto, Camarão ao Molho Queijos gratinado, Bacalhau à Gomes de Sá, Doce de Leite com Cupuaçu e Castanha do Pará são um dos principais pratos oferecidos pelo buffet para a Ceia de Natal.