Skip to main content
Acontece

Município de Abaetetuba celebra mais uma Festividade de Nossa Senhora da Conceição

O município de Abaetetuba, no nordeste paraense, realizou no último domingo, dia 08, o encerramento da Festividade de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. O último dia de festa contou com missas, procissão, músicas culturais e queima de fogos. Evento reuniu milhares de pessoas na catedral da cidade.

Embalados pelo tema: “Salve Maria, estrela da evangelização”, a comunidade católica também participou do Auto do Círio, Círio Fluvial, Círio Terrestre, Círio das Crianças, Romaria da Juventude e Procissão de Encerramento. Mas é o Círio de Conceição, a maior procissão religiosa da cidade, realizada sempre no último domingo de novembro, que movimenta a cidade.

Neste ano, o Círio foi realizado no dia 24 de novembro. A procissão saiu da igreja do Cristo Redentor e percorreu a principal avenida da cidade até a Catedral de Nossa Senhora da Conceição. Durante o percurso uma série de homenagens foram feitas para a padroeira da cidade. Crianças vestidas de anjo, músicas, casas e empresas fizeram decoração com flores e imagens de Nossa Senhora da Conceição.

No ano de 2024, a comunidade católica de Abaetetuba também recebeu uma igreja “nova”. Depois de alguns meses de reforma, a igreja de Nossa Senhora da Conceição foi entregue para os fiéis em uma celebração feita pelo Bispo de Abaetetuba, Dom José Maria dos Reis. Além disso, através de um decreto da Diocese da cidade, a Catedral foi elevada à dignidade de Santuário Diocesano.

História da festividade

A história da fundação de Abaetetuba é atravessada pela religião, devoção e fé à Nossa Senhora da Conceição, pois, foi através do português Francisco de Azevedo Monteiro que a cidade foi fundada, junto com uma capela em homenagem à padroeira do município. Segundo Machado (2020), reza a tradição que Francisco era dono de uma sesmaria. E em uma dessas viagens de barco para suas terras, ele teria enfrentando uma forte tempestade. Sua família estaria a bordo e ele teria feito uma promessa a Nossa Senhora da Conceição. Segundo a história oral e local isso ocorreu há 300 anos, em 1724. Francisco conseguiu salvar-se e ergueu uma capela no local onde atracou. Foi naquele local, à margem do rio Maratauíra, que Francisco fundou o povoado de Nossa Senhora da Conceição de Abaeté, o que mais tarde seria o município de Abaetetuba.

Texto: Giovane Silva